Para muitas pessoas que, daqui a instantes, vão participar das ações da Hora do Planeta em dezenas de cidades do País, a vida será diferente daqui para diante. O engajamento de tantos em uma causa tão importante para a vida das populações e do mundo inteiro contagia inclusive familiares e amigos. A partir das 20h30 deste sábado, milhares de cidadãos mais conscientes vão surgir no Brasil. Leia, a seguir, alguns dos relatos:
"No momento do apagão (26 de março, a partir das 20:30), irei desligar por uma hora o disjuntor de casa...ou seja, sem internet, sem televisão, sem banho quente, sem luz, sem microondas, sem geladeira, totalmente no escuro, em prol da Hora do Planeta."
Ulisses Fernando de Lima (Sorocaba - SP)"Nós vamos além....desligaremos as luzes e não utilizaremos veículos motorizados, já que este é um dos maiores poluidores do planeta. O que tivermos de fazer será caminhando ou de bicicleta!!"
Carla e Roberto Vinagre (Cuiabá - MT)"Na hora do planeta vou olhar para o céu e admirar essa criação divina, e pensar. Temos que cuidar desse mundo agora!!! Abraços a todos no nosso planeta."
Michel Angelo Constantino (Brasília - DF)"Na Hora do Planeta vou deitar na varanda com meu marido e olhar as estrelas relembrando os nossos bons momentos juntos."
Claudiana M.S.Farias (Fagundes - PB)"O 25º Grupo Escoteiro Dom Pedro I de Joinville SC, estará acampando neste dia tão importante e planejamos uma atividades especial para este momento. Os 85 participantes deste acampamento estão fazendo uma vigília, seguida de caminhada noturna para estarmos conectados com toda a irmandade deste
planeta,as velas serão nossas companheiras para emanar toda a energia positiva deste momento."
Maria Aparecida (Joinville - SC)"Vou aproveitar para observar melhor o céu escuro, com a lua e as estrelas como protagonistas. Além de estar duplamente feliz, por ajudar o Planeta e 26 de Março ser o meu aniversário. Melhor presente, não poderia ganhar."
Erwin Rommel (Rio de Janeiro - RJ)"Pretendo acender algumas velas e rezar pela situação do Japão, rezar para que tudo dê certo e que tudo volte a ser como era, e agradecer a Deus pelas pequenas coisas da vida que não damos o devido valor. Utilizar essa hora para rezar e agradecer! Obrigado"
Daniel Freitas (Araranguá - SC)"Por morar próximo à praia, estarei com minha família e amigos em um miniluau ao som de um bom violão, aproveitando a brisa do mar e o encanto da lua e a magia das estrelas. Caso chova, nossa varanda receberá o privilégio de abrigar o evento. Grande abraço a todos e uma Hora do Planeta de Paz em todos os corações."
Katia Alpin (Saquarema - RJ)"Bom, meu nome é Eliane Menin, moro em Araras, SP, e depois de trabalhar muito essa semana divulgando a Hora do Planeta para todo o Colégio onde eu trabalho, vou preparar um jantar à luz de velas para meus filhos e meu marido... Vai ser o primeiro de muitos que vamos passar juntos, ajudando o nosso planeta."
Eliane Menin (Araras - SP)"Tirar copias em formulário A4 para todos os moradores de minha Rua em Belo Horizonte, talvez alguém tenha consciência e colabore."
Alberto Valfré Piazza (Belo Horizonte - MG)"Bom, como dia 26 é aniversário de 86 anos de minha mãe, estarei na casa dela comemorando. E entre 20h30 e 21h30 é boa hora para cantar parabéns, cortar o bolo e lembrar a todos os presente sobre a importância da Hora do Planeta para nós hoje e gerações futuras. Moro e tenho empresa em São Bernardo do Campo, mas minha mãe reside no Brooklin em São Paulo ao lado da Ponte Estaiada da Av. Roberto Marinho, local este que também participara do evento.
Luciano Coelho Cardoso (São Bernardo do Campo - SP)"Meu nome é Danilo de Oliveira e estudo na Etec de Avaré. Pela segunda vez, estou organizando uma palestra na escola sobre a Hora do Planeta, eu e mais dois ajudantes, e estamos apresentando inclusive hoje (24/03), em todas as salas da escola nos 3 períodos, e faremos panfletos para serem entregues a população de nossa cidade (Avaré) no sábado. E assim, pretendemos encontrar grande parte dos alunos no Cristo Redentor de nossa cidade, onde conseguimos uma autorização do prefeito para que fosse apagado as luzes em volta dele na hora do planeta.
Danilo de Oliveira (Avaré-SP)"Na Hora do Planeta, estaremos comemorando a repercussão de nossas mensagens motivando outros a aderirem ao evento. Em nossa coluna semanal - Coluna Mensageiro, no jornal A Gazeta do Iguaçu, também incluímos mensagem alusiva à data, para que os leitores tomem conhecimento, e participem.
Edvino Borkenhagen (Foz do Iguaçu - PR)"Eu não pretendo; eu vou me sentar ao lado da piscina com minha mãe, minha irmã, meu primo, minha tia e meus avós. Cantaremos algumas músicas e contaremos histórias. Poder ajudar o Planeta e curtir a família; assim é felicidade duplicada!
Marianna Vaz (Guararema -SP)"Convoquei meus amigos, que me retornaram positivamente, para comparecem na minha casa. Vamos organizar um super jantarzinho com luz de velas. Já se comprometeram em passar pra frente a informação. Acredito que a minha casa será pequena pra tanta gente, mas... vamos dar um jeito. Cada um levará uma vela especial; talvez algumas com aroma. Fica aqui meu depoimento, e voltarei para enviar a foto da galera!!
Luíza S. Souza (São José dos Pinhais - PR)"Eu pretendo organizar uma contação de histórias com meus filhos. Participo desde 2009 e acho um poderoso instrumento de conscientização."
Giovana Medeiros (Bento Gonçalves - RS)"Nós, do 338° Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho, da cidade de Sertãozinho SP, estaremos pelo segundo ano consecutivo participando desta campanha de conscientização e alerta a população para os cuidados que devemos ter com o nosso planeta, a qual ja divulgamos esta ação em nosso blog e tambem chamando a todos os amigos para que participem conosco. Neste ano de 2011 estaremos reunindo todos os jovens do grupo, assim como seus pais e estaremos realizando esta Hora do Planeta em nossa sede."
Ernesto França (Sertãozinho - SP)"Estarei na Praça Clarimundo Carneiro, no centro de Uberlândia-MG, onde serão apagadas todas as luzes dos prédios públicos e a praça, como é tombada pelo Patrimônio Histórico do munícípio também estará toda apagada. Distribuirei velas para os que estiverem na Praça e assistirei um show a luz de velas do Grupo de Seresta Cotovias ao Luar e também da Orquestra de Violas. Acredito que será um momento bem reflexivo e tomara que a Praça esteja lotada de gente e de almas conectadas no cuidado com o planeta.Enviarei fotos posteriomente. Ah! na minha casa as luzes também estarão apagadas."
Dulce (por e-mail)"Como aqui em casa alguns não entendem a importância desse dia e não querem participar, e ficam dizendo que não vão apagar as luzes, vou agir assim: irei até a chave geral, e desligarei a energia da casa toda. Só religarei após uma hora apenas. Estou incentivando a todos a participarem, estou querendo fazer um mini lual, apenas com música do celular pra todo mundo ouvi..."
Bruninho Briki (por e-mail)"Moro em Álvares Machado, em uma chácara (www.chacarasantarita.com), onde fazemos o possivel para
enconomizar energia, reciclando e ensinando (a quem queira aprender) a gostar e proteger o meio ambiente. Não participamos do "Apagar das Luzes" pois aqui já é muito escuro e enconomizamos o ano todo, pois nossas luzes de iluminação externa são lâmpadas florescentes sem qualquer proteção, apenas
colocamos o reator (não eletronico) dentro de uma garrafa PET, e a estrutura é de madeira pintada.
José Vitorio Gava (por e-mail)"Meu nome é Lívia Vilas Boas e juntamente com minha amiga Naiane Olah, produzimos alguns vídeos para divulgação da Hora do Planeta 2011 em Libras (Língua Brasileira de Sinais), segunda língua oficial do Brasil, usada na comunicação de pessoas surdas. Os vídeos podem ser visualizados no nosso canal do youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=tlxYuWFEYA4&feature=relmfu
https://www.youtube.com/watch?v=4-G3eljHjMc&feature=channel_video_title
Lívia Vilas Boas e Naiane Olah (por e-mail)"Vou aproveitar para admirar o céu, pois além de deixar minha casa no escuro estarei no sítio e o céu lá brilhará mais!!!"
Cíntia Mariane (por e-mail)"Nós da Paróquia São Domingos Sávio do Riacho Fundo I, iremos participar da hora planeta. Vamos durante a missa entrar na Hora do Planeta e dar continuidade a essa ação em nossas casas e na comunidade."
Cléia Nunes (por e-mail)"Boa tarde! Tenho um filhinho de 6 meses. Vamos cantar musicas infantis e ler um livro de estorinhas para ele, a luz de velas. Enviaremos uma foto."
Cibele Verasto (por e-mail)"Eu pretendo reunir uns amigos para ir observar o céu de um local escuro nos arredores de Macaé, no Rio de Janeiro. Vamos ver o planeta Saturno, que está numa boa época para observação, e mais as nebulosas e galáxias que só estão visíveis sob céu bem escuro."
José Agustoni (por e-mail) "Irei sensibilizar meus amigos e vizinhos para a Hora do Planeta. Em casa, apagarei todas as luzes, desligarei os eletrônicos da tomada."
Luiz Miguel Paim (por e-mail)"Eu e meus amigos iremos nos reunir para tocarmos violão, cantar e acender algumas velas ao nosso redor! Queremos mobilizar a cidade para que muitas pessoas possam ir também."
Tehka Petisrá (por e-mail)"Sou ambientalista por opcção e necessidade da vida! Sou natureza do meu pulmão ao ar que não respiro...Quanto a algumas ações, esta da hora do planeta já virou marco aqui em minha cidade. Quando chega no período, todos já começam a procurar quando será, e assim dedico um pouco do meu tempo em entrevistas nas rádios locais e visitas a escolas para divulgar o evento e falar de sua importância. No dia do evento, reunimos todos em um local que já virou marco no evento e acendemos velas e fazemos uma vigília pelo planeta. Amor, Força e Paz...Caridade!!!"
Silvio Ricardo Carvalho (por e-mail)Participação dos brasileiros: 26 de março de 2011, das 20h30 às 21h30, apague as luzes para ver um mundo melhor.