Rating: 2.8/5 (37 votos)




ONLINE
1


Partilhe esta Página



Planeta Vivo

Planeta Vivo

O Relatório Planeta Vivo

O Relatório Planeta Vivo da WWF é um dos mais prestigiados e importantes estudos, a nível global, de reflexão e análise científica da saúde do nosso único Planeta e das consequências do impacto da atividade humana no mesmo.

A constatação fundamental do documento, ao longo do seu lançamento bianual desde 2000, é que a Humanidade está a exceder a capacidade natural do Planeta em produzir os recursos que exigimos diariamente e a uma escala global: ao longo dos tempos, temos reivindicado mais do que o planeta consegue produzir. Algo que se tem agravados nos últimos anos perante o olhar ainda apático de muitos, mas conseguindo reunir as ajudas de outros tantos.

Do que trata o Relatório?

A pegada ecológica global excede atualmente a capacidade de regeneração do planeta em cerca de 30%. Se a procura sobre os recursos naturais do Planeta continuar a crescer a esta taxa, em 2030 seriam necessários dois planetas para manter o nosso estilo de vida.

De uma forma geral, o Relatório Planeta Vivo descreve as alterações ao estado de conservação da biodiversidade do Planeta. Este estudo de referência, executado pela WWF em colaboração com a Zoological Society of London e a Global Footprint Network, acompanha os indicadores de biodiversidade ao longo de várias décadas para que, através da análise dos dados do passado e da sua evolução no tempo, se possam antecipar as tendências do futuro.

Desta análise resultam dois cenários que mostram como as escolhas que fazemos podem levar:

  • ou a uma sociedade capaz de conviver e viver em harmonia com ecossistemas robustos;
  • ou a um colapso desses ecossistemas como resultado de uma perda permanente da biodiversidade e da capacidade do planeta em sustentar os seus moradores, que somos todos nós!

O relatório Planeta Vivo é construído com base em dois indicadores:

O Índice Planeta Vivo mede as tendências da diversidade biológica do Planeta Terra.

Este indicador verifica as populações de 1.313 espécies de vertebrados - peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos - de todo o mundo.

Índices distintos são produzidos para monitorizar as espécies terrestres, marinhas e de água doce, sendo que da média destes três indicadores/tendências resulta aquilo que se denomina de "índice agregado". Embora os vertebrados representem apenas uma fração das espécies conhecidas, assume-se como tendência, em termos de biodiversidade global, a evolução das suas populações.

Ao rastrear as espécies selvagens, o Índice Planeta Vivo permite, igualmente, monitorizar a saúde dos ecossistemas.

Sabia que…

…Desde 1970 o Índice Planeta Vivo sofreu um decréscimo de cerca de 30%?

Esta tendência global sugere que estamos a degradar os ecossistemas naturais a um ritmo sem precedentes na história humana!