De toda a água do nosso esplêndido Planeta Azul, apenas 3% é água doce. E este precioso recurso, que é fonte de vida, sofreu uma queda de 35% das espécies que habitam no seu reino, desde 1970. Devemos por isso usar a água de forma mais sensata. Temos de fazer melhor uso dos bens e serviços que nos oferece.
Os mangais são uma das fábricas mais incríveis da Natureza, fornecendo comida, abrigo, emprego e proteção. No entanto, estão a ser substituídos por viveiros de peixe, terra recuperada ou a morrerem devido aos poluentes. Já se perderam mais de metade dos mangais. Mas ainda há hipótese de reverter este declínio. E todos nós podemos ajudar, se conseguirmos entender os limites da vida neste planeta único e finito.
O bem-estar humano está diretamente ligado à maneira como tratamos os recursos naturais do nosso Planeta. O desmatamento, a extinção das espécies e habitats, a poluição, a perda de biodiversidade… tudo isto e muito mais, tem impacto direto na qualidade da nossa vida.
Destruir a natureza torna a vida mais difícil a todos nós e mais ainda para aqueles que já se encontram em situações de vulnerabilidade.